Dom Hélder não ganhou o Nobel da Paz porque o governo brasileiro trabalhou contra, afirma o arcebispo de Olinda e Recife

Ao falar na Rádio Olinda sobre os 11 anos da morte de Dom Hélder Câmara, o arcebispo Dom Fernando Saburido declarou que ele só não ganhou o Prêmio Nobel da Paz, para o qual foi indicado várias vezes, porque o governo brasileiro (à época comandado por militares) trabalhou contra.

Segundo Dom Fernando, o compromisso de Dom Hélder com a “doutrina social” da Igreja foi externado por ele no Rio de Janeiro quando fundou o Banco da Providência, passando a ser chamado o “bispo dos pobres”.

Disse que durante o governo militar ele teve a coragem de denunciar a violação dos direitos humanos por parte dos agentes do estado, tornando-se por causa disso um dos brasileiros mais conhecidos no mundo.

Isso lhe valeu convites para receber títulos em diversas universidades e a indicação para ganhar o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta pacifista, o que só não ocorreu porque o governo brasileiro trabalhou contra.

Blog do Inaldo Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *