Câmara homenageia Bicentenário da Revolução Pernambucana


“Ao realizar esta Sessão Solene, a Câmara dos Deputados dá importante contribuição para que seja mitigada uma dívida histórica com os pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara

Folha PE – Ainda dentro das celebrações do Bicentenário da Revolução de 1827, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (7), uma sessão solene em homenagem à Data Magna. A cerimônia, realizada por iniciativa do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), contou com as presenças do governador Paulo Câmara (PSB), e do vice-governador Raul Henry (PMDB).

“Ao realizar esta Sessão Solene, a Câmara dos Deputados dá importante contribuição para que seja mitigada uma dívida histórica com os pernambucanos. Considerada pelo historiador Manuel de Oliveira Lima ‘a única revolução no Brasil digna deste nome’, a Revolução Republicana de 1817, que irrompeu em Pernambuco na tarde de 6 de março, há 200 anos, nunca recebeu, da historiografia oficial, o destaque que ainda lhe é devido”, afirmou Paulo Câmara, em discurso na tribuna da Casa.

Em sua fala, o gestor também falou sobre o legado da Revolução de 1817. “Passados dois séculos, que legados perduram de 1817? O mais importante deles custou a ser reconhecido. Trata-se de constatação de que a luta pela República, há dois séculos, foi uma das sementes do movimento que resultou no Sete de Setembro, apenas cinco anos depois. Receber do Brasil tal consideração, ainda que tardia, muito nos honra. E, como dito no início, esta Sessão Solene é uma importante contribuição para que os comprovados fatos históricos sejam chancelados como tal”, avaliou Câmara.

Os 200 anos da Revolução Pernambucana foi repleto de homenagens em Pernambuco. A celebração teve início pela manhã, com a entrega de medalhas de honra a ex-governadores e instituições que contribuíram para a preservação dos registros do movimento revolucionário. À tarde, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez uma sessão solene em homenagem ao momento histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *