Crianças da Escola Carmencita Ramos dão lição de empreendedorismo


Alunos da Escola Municipal Carmencita Ramos Cavalcanti, na Vila Social, no Cabo de Santo Agostinho, deram uma aula de educação financeira na ‘Vila do Pequeno Empreendedor’. A ideia da direção da escola foi de ensinar as crianças como funciona o comércio, o papel da família no controle dos gastos e principalmente, como administrar o próprio dinheiro.

A atividade fez parte do projeto ‘Buscando seus Direitos’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Procon Cabo. “A professora Eduarda Mônica teve a ideia de fazer o trabalho de forma diferente, o que resultou na Vila do Empreendedor”, explica a diretora da Carmencita Ramos, Elisângela Vanessa.

O aprendizado em sala e as aulas de campo resultaram numa mostra, na qual os alunos montaram vários tipos de negócios – padaria, sorveteria, banco, feira de orgânicos e farmácia. “As crianças visitaram o comércio local e depois escolheram em que tipo de negócio queriam trabalhar. O nosso objetivo foi de mostrar para eles o quanto é difícil o ganho financeiro e que o importante é ‘ser’ e não ‘ter’”, enfatizou Elisângela.

As crianças produziram grande parte do que estava na mostra. Os pães, por exemplo, foram feitos na cozinha da escola, sob a supervisão das professoras e cozinheiras. “O dinheiro usado no banco também foi produzido pelo grupo. Também tivemos workshop de sorvete para que eles pudessem aprender como produzir esse alimento”, disse a diretora. Tudo isso foi apresentado para pais e na comunidade da Vila Social.

Rômulo Henrique, 5 anos, falou da experiência de ‘ser dono’ de uma padaria. “A gente aprendeu a fazer pão e pastel, e como deve guardar o dinheiro para o dia de amanhã”, afirmou ele. Uma das proprietárias da banca de frutas e verduras, Bruna Kaiane, de 10 anos, ressaltou a importância do aprendizado sobre consumo. “Devemos comprar com consciência”, disse ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *