Aele realiza sarau sobre Carolina de Jesus

No último sábado 30/03 a Academia Escadense de Letras realizou o seu 11° sarau literário, o evento aconteceu na FAESC – Faculdade da Escada, com a presença de vários membros da AELE, e da população escadense. O evento foi conduzido pela académica Piedade Buarque, que é advogada e também uma ativista das políticas sociais. Titular da cadeira que tem como patronense a escritora e poetisa Carolina de Jesus, Piedade realizou o Sarau em homenagem a autora.

Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, tem seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo, com auxílio do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para quatorze línguas.

Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. Sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Foto: divulgação

“Quero registrar a valiosa colaboração de nosso Presidente, Tarcisio Alves, sempre me dando forças e confiante em que tudo daria certo, principalmente, na elaboração dos trabalhos áudio-visuais; a Dedo e Beth Leocádio, que rapidamente editaram o seu Cordel encantado, falando da Vida de Carolina, além da canção tocada que muito enriqueceu o momento; à Teresinha Melo, que me deu o seu apoio nessa construção e de perto, organizou o lanche; a ajuda preciosa de Álex Antony com os paletes e a indicação de Divo decorador, que bem soube materializar a minha ideia de favela na montagem do cenário; a presença especialíssima de Dea Coirolo e Anchieta Antunes, que nos honraram com suas presenças, espacialmente, nos presenteando com a leitura do poema livre sobre Carolina de Jesus, feita pelo Anchieta e a declamação do poema sobre a Lei Áurea, pela Dea Coirolo, extraído de livro próprio; e pra fechar, a fala pontual de Isabel Oliveira sobre sua expertise em reciclagem de resíduos sólidos e a necessidade de conscientização da população na seletividade do lixo, que muito deve contribuir com os trabalhos dos catadores, foi igualmente valiosa” destacou Piedade.

Piedade que é filiada ao PDT – Partido Democrático Trabalhista, é pré-candidata a prefeita de Escada. Irmã do ex-vereador Ureia, Piedade conta com a experiência do seu irmão que é um nato articulador para a construção do seu projeto de estar na disputa nas eleições de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *