Enquete Escada News aponta polarização entre Lailton e Mary para as eleições municipais


Pré-candidatos a prefeito polarizam a disputa pelo comado da prefeitura de Escada

O Portal de notícias Escada News, realizou no período de 15 à 17 de agosto, mais uma enquete para a disputa municipal pela prefeitura de Escada. Atualmente a disputa contra com 14 pré-candidaturas, sendo eles Lailton (sem partido), Mary Gouveia (PL), Klaus Lima (sem partido), Sanchilis Oliveira (REDE), Risolene Ferraz (PSB), Ivanildo Bigodão (PTB), Profesor Ronei (REDE), Jadson Caetano (Cidadania), Cardine do Detran (PRTB), Cezar do Escritec (PRB), Nem Paixão (PP), Jorge de Dadai (PSD), Zé Alves (MDB) e Piedade Buarque (PDT).

A consulta contou com a participação de 4.580 leitores internautas, e demonstrou como anda o cenário político para as eleições de 2020, onde serão decididos os eleitos para o comando das prefeituras e câmaras municipais em todo país.

Em Escada a enquete apontou um cenário já especulado nos bastidores da política municipal, que é a polarização da campanha municipal entre os pré-candidatos, Mary Gouveia e Lailton.

Com 30% Lailton liderou a intenção de voto dos eleitores participantes da enquete, seguido por Mary Gouveia, que obteve 21% das intenções de voto. Na terceira colocação com 10% apareceu o jornalista Sanchilis Oliveira, e os demais candidatos ficaram na seguinte ordem, Zé Alves 7%, Ivanildo Bigodão 7%, Klaus Lima 5%, Risolene Ferraz  5%, Professor Ronei 4%, Jadson Caetano 3%, Piedade Buarque 2%, Alexandre Cardine 2%, Jorge de Dadai 1%, Cezar do Escritec 1%, e Nem Paixão 1%. Votos brancos e nulo somaram 1%.

Já quando questionados em que não votariam para prefeito nas eleições municipais do próximo ano, 40% dos eleitores rejeitam o nome da ex-deputada e pré-candidata a prefeita Mary Gouveia, seguida pelo atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klaus Lima rejeitado por 15% dos eleitores. A rejeição dos demais pré-candidatos ficou da seguinte forma, Jadson Caetano 12%, Zé Alves 10%, Jorge de Dadai 10%, Ivanildo Bigodão 3%, Nem Paixão 3%, Sanchilis Oliveira 1%, Piedade Buarque 1%, Professor Ronei 1%, Alexandre Cardine 1%, Cezar do Escritec 1%, Lailton 1%, e Risolene Ferraz 1%.

Nas eleições para quem é pré-candidato e chega a efetivar nas convenções partidárias a candidatura, um dado mais importante que a intenção de voto, é o quanto o nome do candidato é rejeitado pelos eleitores, pois a rejeição pode definir a vitória. Isso porque quanto mais rejeição haver o candidato tem mais dificuldade em entrar em setores da sociedade e obter votos, sendo um grande problema especialmente para quem deseja disputar eleições majoritárias. No caso da enquete do portal Escada News cinco nomes tiveram uma alta margem de rejeição, especialmente a pré-candidata Mary Gouveia que obteve 40% de rejeição ao seu nome, isso acende um alerta para as dificuldades que ela deverá enfrentar nas eleições de 2020, para chegar a prefeitura de Escada, por outro lado se principal adversário, o empresário Lailton, obteve apenas 1% de rejeição, uma taxa catastroficamente distante da rejeição obtida por Mary.

Um diagnóstico pode ser percebido na consulta, as eleições de 2020 serão bastante disputadas, e a polarização deverá protagonizar mais uma disputa pela prefeitura da cidade, desta vez com Mary Gouveia e Lailton, na briga pelo comando dos destinos de Escada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *