Evento gratuito de economia criativa trás Luciano Huck e o jornalista Caco Barcellos, além de shows e atrações infantis

Entre os dias 02 e 05 de outubro, a terceira edição do Festival REC’n’Play, maior festival de experiências do Nordeste, ocupará espaços e ruas do Bairro do Recife com mais de 300 atividades, como workshops, palestras e oficinas nas áreas de tecnologia, economia criativa e cidades. Para este ano, a expectativa é que o REC’n’Play chegue a 20 mil participantes. A programação é aberta a pessoas de todas as idades. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas no site www.recnplay.pe.

Nesta edição, o Festival terá o dobro de palcos para shows e apresentações. As ruas também serão ocupadas com atividades. Os espaços fechados serão 18, no total, que irão receber convidados de renome nacional e internacional. Este ano, as mulheres ganharam ainda mais protagonismo, com a participação de mais de 50% de curadores do sexo feminino. Outra novidade é o Porto+, que também será curador com atividades para o público LGBTI+. O Festival é realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, em parceria com a Prefeitura do Recife e Sebrae.

“Nesse terceiro ano do REC’n’Play, trouxemos atividades e curadoria ainda mais diversas. Temos desde ações do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs) do Porto Digital, quanto do Porto+, integração com programação de universidades, Gov In Play para inovação no setor público, além de grandes shows, arena de drones e muito mais. Com palestrantes de reconhecida expertise nacional e até internacional, o Festival demonstra sua maturidade e vocação de ser um evento voltado para o país, com público de diversos estados”, afirma o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

“O REC’n’Play tem como objetivo formar e promover encontros; estimular o movimento de empreendedorismo nas áreas de inovação digital e criatividade; e reaproximar as pessoas com o Bairro do Recife. Temos fomento de negócios, troca de experiências e ampliação de repertório para que pessoas de diferentes origens e perfis pensem soluções para a cidade e sociedade”, explica o coordenador do evento, Bruno Stehling.

Além dos lugares que receberão atividades do REC’n’Play, a programação ainda contará com o Espaço Sebrae – que ocupará o prédio Apolo 235 – com conteúdo gratuito e focado em empreendedorismo. Sobre as atividades nas ruas, os destaques ficam com o Boulevard Rio Branco, que será ocupado por uma arena de drones, contação de histórias, um palco com o projeto Arte na Rua, apresentações levadas pelo Sesc de Cosplay, de K-POP e Coco de Umbigada; a Rua da Moeda, com o Palco Federais Club, com programação montada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco; e ainda o palco da Jornada de MC’s.

Pela primeira vez, a Rua da Guia também será disponibilizada para as atividades do REC’n’Play. O local vai se transformar num grande polo gastronômico com 10 bares e restaurantes, reforçando o conceito do Festival, que é de valorização do Bairro do Recife.

O grande palco para os shows do REC’n’Play ficará em frente à Torre Malakoff. A programação tem curadoria da Rádio Frei Caneca FM, dentro da parceria com a Prefeitura do Recife, que terá várias atividades espalhadas pelo Festival sob a coordenação de 13 secretarias e órgãos municipais.

ATRAÇÕES – A edição deste ano do REC’n’Play já tem entre os convidados nomes como o do apresentador Luciano Huck; o professor de criatividade Murilo Gun; os jornalistas Luis Nassif e Caco Barcelos; a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Consentino; o CEO da Mercedes-Benz do Brasil & Daimler Latin America, Philipp Schiemer; e o economista Gustavo Franco.

Entre as atividades já confirmadas, destacam-se as palestras: “In Loco e o Mercado Americano”, com André Ferraz, CEO da In Loco; “A representatividade negra nos games”, com Tainá Félix; “Data Driven Marketing”, com a diretora de Marketing da Mercedez-Benz do Brasil, Ebru Semizer; e “Mulheres na Robótica”, com a estudante Maria Eduarda Oliveira, de 15 anos. É possível anotar, ainda, a mesa redonda “Vozes da Periferia” com os debatedores Feijão, Enderson da Costa e a jornalista Lenne Ferreira.

INFANTIL – Para a turma infanto-juvenil, o REC’n’Play também tem uma programação intensa. Uma delas é o “Crianças Conectadas”, um encontro com objetivo de informar familiares e público sobre a importância do uso correto dos novos meios, assim como novos perfis para o mercado de trabalho. Outra opção é a oficina “Fab Kids – Super Makers”, com a proposta de ensinar as crianças a criarem seus próprios super-heróis e super-heroínas, pensando e definindo personalidade, motivação e superpoderes. Ainda no universo maker, na oficina “Camisetas DIY em Stencil” os participantes vão confeccionar camisetas com suas próprias estampas, em uma junção de habilidades manuais e fabricação digital e eletrônica.

E as atividades seguem com a “Mostra de Jogos Ambientais”, cujo intuito é ressaltar que, brincando e jogando, crianças podem dar significação às suas experiências, recriar o mundo, exercitar valores sociais, cuidar da natureza. Diversão também não vai faltar nas tendas do Sesc, que vão ocupar o Boulevard Rio Branco.

Além da contação de histórias, a programação vai contar com oficinas de brincadeiras, jogos populares e construção de brinquedos.

APLICATIVO – Para este ano, o REC´n´Play contará com um aplicativo que vai ajudar os participantes com informações sobre a programação. O participante poderá escolher as atividades e ‘favoritar’ as preferidas para organizar a sua própria agenda. O acesso aos espaços das atividades se dará com a leitura do QRCode recebido por e-mail após a inscrição no site, sem ser necessário credenciamento nos dias de festival. “Mas, como nas outras edições, a lotação das salas será por ordem de chegada e é sempre importante lembrar que as pessoas precisam se inscrever no site e apresentar o QR Code para ter acesso às atividades dentro dos prédios do Festival”, reforça a organização.

NÚMEROS DO REC´N´PLAY 2019:

●        Quatro dias de evento.

●        Mais de 300 atividades.

●        Mais de 600 horas de atividades indoor.

●        Mais de 160 horas de atividades outdoor, incluindo os shows.

●        18 diferentes espaços de atividades: FabLab; Centro Cultural Correios; Cinema do Porto Digital; ETE Porto Digital; CESAR Bom Jesus; CESAR School; Associação Comercial de Pernambuco; Centro de Artesanato; Cais do Sertão; Paço do Frevo; ITBC/Softex; Teatro Hermilo Borba Filho; Teatro Apolo; Apolo 235; Portomídia; Accenture Innovation Center; Sinspire; Apolo 17.

●        5 espaços com atividades em áreas abertas: Palco Frei Caneca em frente à Torre Malakoff; Palco Jornada de MC’s; Palco Sesc e Arena de Drones do Colégio Santa Maria, no Boulevard Rio Branco; Palco Federais Club, na Rua da Moeda.

●        10 restaurantes e bares no Polo Gastronômico da Rua da Guia.

●        Mais de 300 palestrantes.

●        Número de voluntários trabalhando para fazer o Festival acontecer: 170 voluntários.

●        Expectativa de mais de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Parceiros REC’n’Play 2019:

●        Sebrae

●        Patrocinadores: Prefeitura do Recife, Inovabra, Grupo Moura, Smart / Algar Telecom, Colégio Santa Maria

●        Parceiro de Mídia: Rede Globo Nordeste

●        Apoio: Da Fonte, Queiroz Cavalcante, UNIT, CESAR, Accenture, Moura Dubeux, UFPE, UFRPE, IFPE, Uber (App Oficial de Mobilidade do Festival), Vagalume, Foco, Sesc, Secretaria Municipal de Turismo e Lazer

●        Parceiros Institucionais: Rádio Frei Caneca FM, AMP (Articulação Musical Pernambucana),  Associação Comercial de Pernambuco, Apolo 17, British Council, Cais do Sertão/Empetur, Centro Cultural Correios, Centro de Artesanato, CESAR Bom Jesus, CESAR School, Escola Técnica Estadual Porto Digital, FabLab, Onomatopéia, Paço do Frevo, Softex Recife, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Tembici, Torre Malakoff / Fundarpe / Secult – PE, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer,  Videoporto.

●        Realização: Porto Digital e Ampla

Serviço

Festival REC’n’Play

Quando: de 02 a 05 de outubro de 2019

Onde: Bairro do Recife

Outras informações, programação e inscrições: http://recnplay.pe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *