Enquete aponta Lailton e Mary polarizando na disputa pela Prefeitura de Escada

A consulta online foi realizada de 24 a 26 de outubro com a participação de 3.856 internautas

O Portal Escada News realizou sua quarta enquete para a prefeitura de Escada, entre os concorrentes ao posto de prefeito da cidade, estão oito nomes, sendo eles Mary Gouveia (PL), Lailton (Sem Partido), Klaus Lima (Sem Partido), Piedade Buarque (PDT), Cezar do Escritec (PRB), Sanchilis Oliveira (REDE), Zé Alvez (MDB) e Jadson Caetano (Cidadania).

A enquete contou com a participação de 3.856 votantes, no período de 24 a 26 de outubro, a consulta foi feita de forma qualitativa, onde podem ser identificados dados sócio econômicos, como escolaridade, bairro onde mora e faixa etária.

Com os dados coletados o Portal Escada News pode detectar que os votantes de 21 a 25 anos representaram 47% do total, 36 a 50 anos foram 36%, 16 a 20 anos somaram 8%, e com 60 anos ou mais foram também 8% dos votantes. Já no quesito escolaridade 27% dos participantes disseram ter como formação o Ensino Médio, 26% ensino superior completo, 19% ensino superior incompleto, 11% disse ter Pós-graduação, 10% ensino médio técnico, 4% ensino fundamental, 2% afirmou possuir formação em Mestrado, sem escolaridade ou com formação em doutorado não pontuaram.

Quando perguntados de forma espontânea em quem votariam para prefeito de Escada, o resultado foi o seguinte, Lailton foi mencionado como opção por 35% dos votantes, seguido por Mary Gouveia com 29% das menções, os demais apareceram com a seguinte pontuação, Klaus Lima 10%, Zé Alves 5%, Jadson Caetano 3%, Sanchilis Oliveira 2%, Piedade Buarque 2% e Cezar do Escritec 2%, escolheram outros nomes 12% dos internautas.

Na pergunta feita de forma induzida, onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos o resultado ficou da seguinte forma, Lailton 38%, Mary Gouveia 25%, Klaus Lima 14%, Zé Alves 8%, Jadson Caetano 5%, Sanchilis Oliveira 5%, Piedade Buarque 3%, Cezar do Escritec 1%, Votos Brancos e Nulos 1%. O resultado aponta uma vantagem do pré-candidato Lailton de 13% na frente de sua principal adversária, a ex-deputada Mary Gouveia, o nome que tem o apoio do prefeito Lucrécio Gomes apareceu na terceira colocação.

No quesito apoio de figuras políticas nacionais, estaduais e municipais, o resultado foi o seguinte, votariam com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Não 41%, Sim 35%, Talvez 24%. Com o apoio do ex-presidente Lula (PT), SIM 43%, Não 35%, Talvez 22%. Com a presença do prefeito Lucrécio Gomes (PSB) como apoio, Não 46%, Sim 39%, Talvez 15%. E contando com o apoio do Governador Paulo Câmara, 41% Talvez, 33% Não, 24% Sim.

Liderando a rejeição, quando perguntados em quem não votariam de forma alguma para prefeito de Escada em 2020, ficou no topo com 23% das menções a ex-deputada estadual Mary Gouveia (PL), seguida pelo ex-prefeito Zé Alves (MDB) com 13%, o novato em disputas eleitorais Jadson Caetano (Cidadania) ficou empatado com 13% de rejeição, tendo na sequência o Jornalista Sanchilis Oliveira com 12%, seguido pelos pré-candidatos, Cezar do Escritec (PRB) 11%, Piedade Buarque (PDT), 10%, Klaus Lima 10%, e obtendo o menor índice de rejeição entre os votantes apareceu o pré-candidato Lailton com 8%.

O cenário aponta uma eleição bastante disputada em 2020, que se continuar da forma que está se apresentando o quadro político escadense, as eleições devem ser polarizadas entre os pré-candidatos Lailton e Mary Gouveia, que aparecem com expressivas intenções de voto para ocupar o cargo de maior mandatário do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *