Economia

[Economia][bsummary]

Escada

[Escada][bigposts]

Mata Sul

[Mata Sul][twocolumns]

Educação

[Educação][bsummary]

Políticos à espera da “janela”



Por Anderson Bandeira e Tauan Saturnino
Da Folha de Pernambuco

Dois parlamentares que, teoricamente, compõem a base socialista estão prontos para mudar de legenda. A vereadora socialista Marília Arraes e o deputado Joel da Harpa (PROS), que devem esperar apenas a abertura da “janela partidária”, período de 30 dias após a promulgação da PEC 113/2015, que acontecerá no dia 18 deste mês, para mudar de partido sem correr o risco de serem enquadrados nos casos de infidelidade partidária.

A dissidente socialista Marília Arraes, que desde 2014 briga com seu partido, deve mesmo ingressar no PT. Ela, entretanto, ainda não confirma a mudança. Quem antecipou sua ida foi o líder do PT na Câmara do Recife, Osmar Ricardo, que, em entrevista a uma rádio local, revelou que a bancada do PT ganhará um reforço já no próximo mês, data em que marca a abertura da janela partidária. “O PT vai ganhar mais um reforço que é a vereadora Marília Arraes, que deve estar entrando agora”, informou. De acordo com o petista, com a chegada da socialista no ninho petista, a bancada do PT na Câmara, que havia perdido um assento, deverá se fortalecer no coro contra o prefeito Geraldo Julio (PSB).

Nos bastidores, a ida da socialista para o PT teria como estratégia a possível candidatura dela à Prefeitura do Recife, em caso de inegibilidade do ex-prefeito João Paulo. Apesar das declarações do líder do PT, Marília ainda continua conversado com o PDT e o PTB. A vereadora se encontrou, recentemente, com o ministro e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro Neto, e o deputado estadual e pré-candidato à PCR, Silvio Costa Filho (PTB). Procurada, a parlamentar não foi localizada para comentar as declarações do líder petista.

JOEL
Já o deputado estadual Joel da Harpa (PROS) disse que vai esperar a abertura da “janela partidária”, para migrar para uma nova legenda visando disputar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Ele diz estar mantendo diálogo com lideranças do PMB, PTB e PTN e que sua possível candidatura conta coma simpatia da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar também comentou que sua ida para a bancada oposicionista é uma “possibilidade real”.

De acordo com Joel da Harpa, o presidente estadual do PROS, Gilson Lima, já teria dado sinais de que não apoiaria sua candidatura. “Estou esperando a janela do dia 18. Vários partidos têm me procurado, como o PTB, PMB e PTN. Estou conversando com essas siglas já que o presidente do PROS se mostra contrário à minha candidatura. Temos apoio da bancada da oposição e uma sinalização positiva do ministro Armando Neto (PTB) e do deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB). Vou esperar essa janela para poder tomar uma decisão a respeito da ida para a oposição”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna - A Voz do IHAAGE

[A Voz do IHAAGE][twocolumns]

TV Escada News