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5 dicas para não sabotar suas metas em 2019


Todo ano que se inicia nos envolve com um sentimento de esperança e boas resoluções. 

Nossos desejos reaparecem para lembrar que tudo pode ser diferente: Se tentarmos um pouco mais, podemos perder uns quilinhos, conseguir dinheiro para trocar de carro, ou até mesmo passar naquele concurso tão sonhado que nos daria estabilidade.

Essa lembrança do que poderíamos ser ou ter é ótima, pois nos motiva através de objetivos que exigem esforço para serem concretizados e nos permite o aperfeiçoamento.

Mas, ainda assim, de alguma forma nos perdemos no meio do caminho e acabamos por fazer as mesmas promessas por inúmeras vezes.

Stanley Rosner e Patricia Hermes, em seu livro “O Ciclo da Autossabotagem” afirmam que nós, seres humanos, em grande maioria, somos  compulsivos à repetição.

Desde a infância, se alguma situação nos marca de maneira negativa ou positiva, tomamos como parâmetro para as nossas relações com o mundo e repetimos sempre, mesmo que de formas diferentes, mas com a mesma lógica do evento original.

O problema é que quando as repetições não condizem mais com a nossa essência  individual, nos causam sofrimento. Uma exemplo disso é a culpa pela procrastinação. 

Essa repetição é totalmente inconsciente e só pode ser alterada quando percebemos que as nossas atitudes viciosas não tem mais porque se repetirem.

Aí vão 5 dicas para ajudar nesse processo e fazer com que você tome as rédeas do seu planejamento pro ano de 2019:

  • Estabeleça metas conncretas, com datas para serem cumpridas. Não deixe nada solto para não correr o risco de “esquecer”. Esse esquecimento é nada mais que um mecanismo de defesa contra o trabalho de mudança.Afinal, é muito mais fácil permanecer na zona de conforto, não é mesmo? Acabe com isso, já!

  • Identifique o possível início do ciclo de procrastinação/Autossabotsgem. Quando é que você sente que pode deixar pra depois? Será que é quando algo te entristece, quando alguém diz que você não é capaz ou quando você simplesmente se sente cansado? Nomeie pessoas e situações e fique de olho para não se deixar levar quando o gatilho acontecer.

  • Faça exercícios de visualização. Pare alguns minutos do seu dia, feche os olhos e para imagine e sinta a sensação de obter o que deseja. Isso ajudará a reforçar sua motivação. Se ajudar, separe imagens da internet e acesse-as sempre que puder.

  • Pensar no que queremos é sempre muito fácil, mas mais importante que isso é pensar no que deixaremos de ter se não nos empenharmos em construir um caminho viável para os nossos objetivos. Escreva  tudo o que você perde ou deixa de ganhar por não ser esforçar e deixe num lugar visível.

  • Assuma um compromisso, ainda que precise  do auxílio de alguém. E quem melhor do que um profissional para lhe fazer refletir sobre suas escolhas? A atitude de buscar terapia reflete um comprometimento com a mudança e lhe coloca em contato direto consigo mesmo, expondo os pontos que precisam da sua atenção para  trabalhar numa  reformulação ou  confirmação dos seus  propósitos.

Um feliz 2019 e boa sorte com seu planejamento!

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