Economia

[Economia][bsummary]

Escada

[Escada][bigposts]

Mata Sul

[Mata Sul][twocolumns]

Educação

[Educação][bsummary]

Em seis meses de mandato, vereador do Recife Samuel Salazar tem terceira lei sancionada

Foto: divulgação

A Lei 18.600/2019 institui no calendário oficial de eventos do Recife o “Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a endometriose”, sendo o dia 30 de março a data escolhida, em referência ao março amarelo, mês mundial da conscientização da doença. Ela é de autoria do vereador do Recife Samuel Salazar (sem partido) e foi resultado de audiência pública realizada por ele sobre o reconhecimento da endometriose como problema de saúde pública. Salazar assumiu a vaga na Câmara em fevereiro deste ano e desde então, protocolou 15 projetos de leis, dos quais 3 já foram sancionados pela Prefeitura da Cidade. 

“Calcula-se que, em todo o mundo, 176 milhões de mulheres sofram com esse problema. No nosso país são 6,5 milhões de mulheres acometidas pela endometriose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de serem muitas as afetadas, conseguir um diagnóstico ainda é um desafio comum a maior parte delas”, explica o vereador. Diante disso, os objetivos da lei são promover debates sobre a assistência médica e multidisciplinar que existam e possam ajudar as mulheres acometidas de Endometriose. Assim como buscar a inclusão do município do Recife no movimento chamado "Endomarcha Mundial da Endometriose" e promover o reconhecimento da Endometriose como problema social de saúde pública. 

De acordo com Milena Bassani, advogada especialista em direito médico e saúde, coordenadora da Endomarcha Recife e portadora da doença, ´”É de suma importância termos um dia dedicado à conscientização e luta por um tratamento digno e eficaz da endometriose. As portadoras recifenses ganham muito com essa aprovação, pois a partir de agora poderemos no mês de março ter mais visibilidade para os sintomas e tratamento da endometriose”, comemora. Ainda de acordo com ela, “com o trabalho de conscientização a classe médica poderá ter maiores subsídios e informações para um diagnóstico célere, que por sua vez, pode, se tratado corretamente, levar à cura da paciente. A EndoMarcha 2020 ocorrerá no dia 28 de março no mundo todo, inclusive no Recife em local ainda ser definido” informa Bassani. Para Samuel Salazar é importante “educar tanto as pacientes quanto os profissionais de saúde sobre os sintomas e os métodos de diagnóstico da endometriose. Se todos estiverem atentos aos sinais dados pela doença, é possível descobri-la muito mais rapidamente, tornando o tratamento muito mais efetivo”, reitera.

Outro projeto de Lei do vereador criado a partir de audiência pública, é o PL 107/2019, que obriga o fornecimento do medicamento “Diu Mirena” para as mulheres portadoras de endometriose, no Recife. Na temática da saúde, Salazar também é autor dos PL 48/2019 e PL 130/2019, que pedem a inserção de fisioterapeutas e ginecologistas nas equipes do Programa Saúde da Família, respectivamente. 

Uma ação recente de Salazar, que teve grande repercussão na mídia, foi a autoria do substitutivo ao projeto de lei do ar-condicionado nos ônibus. Graças a matéria que corrigiu um vício legislativo da proposta original, o projeto pode ser sancionado pela Prefeitura e também é lei. Outra também aprovada pela Prefeitura é o Dia Municipal do Consumo Consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV Escada News