Economia

[Economia][bsummary]

Escada

[Escada][bigposts]

Mata Sul

[Mata Sul][twocolumns]

Educação

[Educação][bsummary]

Alergia Alimentar é tema de palestra na Câmara Municipal do Recife

A iniciativa é do vereador Samuel Salazar, autor de projeto na área

Foto: Divulgação

Na terça-feira (5), das 9h às 12h, na Câmara Municipal do Recife, será realizada palestra sobre os “Desafios de conviver em sociedade com Alergia Alimentar”. De autoria do vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB) o intuito é trazer ao debate os funcionários da casa e a sociedade civil. Para palestrar, foram convidadas a empreendedora social do projeto “Tudo Sem Leite”, Juliana Jordán, a gastropediatra e nutróloga, Dra. Graça Moura, e a nutricionista Dra. Cristiana Menezes. Segundo estimativa apresentada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a alergia alimentar afetaria 6% das crianças com menos de três anos de idade e 3,5% da população adulta. Dados preliminares sobre a incidência de anafilaxia no Brasil apontam para uma prevalência em torno de 6,2%, sendo a alergia alimentar a segunda causa de anafilaxia. 

“Para além da definição, diagnóstico, diferença de intolerância e tipos de alergia, o evento vai falar sobre a inclusão social dos alérgicos que não podem ser expostos aos alimentos”, pontua a gastropediatra e nutróloga, Dra. Graça Moura. Ainda de acordo com ela, “existe uma dificuldade de frequentar restaurantes e escolas, há também atitudes errôneas em excluir de forma não criteriosa os alimentos com proteínas, aos quais os pacientes são alérgicos. Sem a devida reposição de nutrientes, ocorrem quadros de desnutrição. A falta de conhecimento desestrutura a saúde física e emocional das famílias”, explica Moura. 

Samuel Salazar (MDB) é autor do Projeto de Lei Nº 235/2019, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a Semana Municipal de Conscientização sobre a Alergia Alimentar. “O Projeto de Lei que encaminhamos a Casa Legislativa trata de um assunto muito delicado nos dias atuais, por solicitação do ‘Alergia Alimentar Brasil’, iniciativa conduzida por mulheres que convivem com o tema da alergia alimentar em suas famílias, e tendo em vista o exposto, propomos que a terceira semana do mês de maio de cada ano seja destinada a levar informações. A ideia é conscientizar a população recifense sobre a alergia alimentar”, explicou Salazar. Como pontapé às discussões no tema, o vereador decidiu promover o debate. “Quanto mais cedo divulgarmos e fortalecermos a causa, mais vidas serão ajudadas”, pontua Salazar. 

Para a empreendedora social do projeto “Tudo Sem Leite”, Juliana Jordán, a alergia alimentar é um problema global e precisa ser debatido trazendo amplas soluções pensando na realidade brasileira. “Quando recebemos um diagnóstico de alergia alimentar de um filho, o único tratamento possível é a dieta de exclusão. Até o nome assusta. É preciso excluir da vida daquela criança o alergênico em todas as suas variadas apresentações, já que a alergia pode se manifestar não apenas após ingestão de uma comida que contenha aquela proteína proibida. Passo na pele por isso com as minhas duas filhas: Camila, 5 anos, e Luiza, 2 anos. ”, relata Jordán. 

No universo da alergia alimentar, temas como escola, viagens, festas e eventos familiares passam a serem vistos muitas vezes como fonte de angústia e dificuldade, o que causa profundo sofrimento psíquico nos principais cuidadores de quem possui alergia alimentar, ou seja, na maior parte pelos pais. “A grande preocupação é nos momentos que deveriam ser de alegria e prazer. Esses passam a ser encarnados com muito pesar, como a celebração de um aniversário, por exemplo. Perguntas permeiam a tela mental da família: “meu filho vai passar vontade e não poderá comer nada na festa?“ , “e se alguém esquecer de lavar as mãos e pegar nele e isso desencadear uma crise de alergia?”, “e se de repente ele comer escondido e vir a passar mal?”, compartilha Juliana. 

SERVIÇO:

EVENTO: Os desafios de conviver em sociedade com alergia alimentar
DATA: 05 de novembro, terça-feira
HORA: 9h às 12h
LOCAL: Plenarinho da Câmara Municipal do Recife
R. Princesa Isabel, 410 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-450

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna - A Voz do IHAAGE

[A Voz do IHAAGE][twocolumns]

TV Escada News