Economia

[Economia][bsummary]

Escada

[Escada][bigposts]

Mata Sul

[Mata Sul][twocolumns]

Educação

[Educação][bsummary]

Navio com mais de 600 passageiros está em quarentena no Recife após passageiro apresentar sintomas do Covid-19



Foto: Divulgação 

FolhaPE - As 609 pessoas que estão no cruzeiro Silver Shadow, de bandeira bahamenha vindo de Salvador, na Bahia, e que está ancorado no Porto do Recife, na região central da capital pernambucana, podem ficar em quarentena caso seja confirmado que um dos passageiros está com o novo coronavírus.

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (13), pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Ainda de acordo com  ele, a decisão de quarentena deve ser determinada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  “Estamos aguardando o resultado do exame do passageiro que deve sair no decorrer desta sexta, para que aí, sim, se tomem medidas em relação aos tripulantes que estão no navio”, afirmou Longo.

O passageiro com suspeita de coronavírus é um homem de 78 anos residente no Canadá e que assou mal ao desembarcar do navio nessa quinta-feira (12), com sinais de infarto. Ao ser avaliado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), foi identificado que o homem apresentava sintomas do Covid-19, como febre, tosse e dificuldades para respirar.

O paciente foi encaminhado a uma unidade de saúde privada do Recife, onde realizou o teste para o novo coronavírus. O material foi encaminhado para a Fiocruz do Rio de Janeiro, e o caso está sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A embarcação atracou no Porto do Recife na manhã dessa quinta com 318 passageiros e 291 tripulantes, e seguiria rumo a Fortaleza após passar por Itajaí (SC), Paraty (RJ), Búzios (RJ) e Salvador (BA), cidade onde tinha feito a última parada. Todos as 609 pessoas estão mantidas dentro das cabines, obedecendo a recomendações da Anvisa.

Ainda de acordo com o secretário de saúde do Estado, a possibilidade do não atracamento de novas embarcações no Porto do Recife está sendo discutida pelo centro de operações de emergência de Pernambuco. “Estamos avaliando a necessidade de algumas medidas restritivas que sejam necessárias em relação a eventos, atracamento de portos e a todas as situações que envolvem o enfrentamento ao Covid-19”, contou o secretário.

A gerência do Porto do Recife isolou o cais onde o navio foi ancorado e também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Até a manhã desta sexta-feira, Pernambuco têm 44 casos notificados, 30 descartados, dois confirmados e 12 casos em investigação. Ao longo desta sexta, devem ser divulgados novos resultados segundo o secretário de saúde do Estado.

“Estamos no comitê preparando ações de assistência dentro de um cenário em que possam aparecer mais casos com alguma gravidade. Fundamental agora é ter celeridade nos resultados dos exames, e esperamos melhorar isso a partir do dia 20 de março quando já devemos estar capacitados para fazer os exames para coronavírus no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen)”, afirmou André Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna - A Voz do IHAAGE

[A Voz do IHAAGE][twocolumns]

TV Escada News