Header Ads

Pernambuco tem 95% dos leitos de UTI ocupados e situação beira o colapso da saúde


95% dos leitos de UTI estão ocupados em Pernambuco. Foto: JC


A crise da saúde instalada em todos país por conta do novo coronavírus, ligou o alerta vermelho em diversos estados onde a lotação dos leitos de UTI - Unidade de Terapia Intensiva, já ultrapassam 70% da capacidade. 

O estado do Ceará por exemplo entrou em colapso com lotação total dos leitos, por doentes contaminados com o Covid-19. Em Pernambuco a lotação chega a 95% e demonstra estar a beira do colapso também. 

Enquanto o quadro do sistema de saúde do Brasil se agrava, parte de militantes partidários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que é um dos poucos líderes mundiais negacionistas, endossou a abertura do comércio e a flexibilização da quarentena, pelo discursos de salvar a economia, porém em detrimento do aumento da contaminação e do número de mortos. 

No Brasil são 2.476 mil mortes pelo novo vírus, e 38.880 infectados pela doença. A taxa de mortalidade no Brasil chega a 6.4% dos pacientes infectados. No estado de Pernambuco a letalidade é maior, uma taxa de 8.4% dos infectados vieram a óbito, foram registrados pela secretaria estadual de saúde 2.459 casos positivos e 216 mortes. O Governo do Estado já começa a utilizar vagas da rede privada, mas a demanda poderá lotar também esses leitos.

No Nordeste o Maranhão, Ceará e Pernambuco são os estados onde a saúde está no estado mais grave. E com o aumento dos números de casos num espaço de tempo pequeno o agravamento da lotação dos hospitais e unidades de saúde podem chegar ao ponto de escolher quem vive e quem morre, negando atendimento por falta de vagas e condições. 

O isolamento social é o principal meio para que o vírus não avance de forma rápida, aumentando os casos e o caos que já vive as cidades brasileiras com o Covid-19.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.